segunda-feira, 23 de junho de 2008

Carta aos Orianos



Saudações aos habitantes da maravilhosa constelação de Órion. Posto essa carta, no Ciberspace, na esperança de que chegue a seu destino. Por aqui, tudo bem! Alguns tufões, alagamentos, terremotos, um ou dois vulcões em atividade, mas, no geral, vamos sobrevivendo. Escrevo do planeta terra, especificamente um país chamado Brasil e para ser ainda mais exata, de uma região chamada Goiás. Estamos em uma área relativamente estável geologicamente, até agora não aconteceram grandes cataclismos por aqui. Mas, segundo os especialistas ambientais, isso não vai durar muito. A terra está se aquecendo, os mares estão elevando e aqui na minha região podem ocorrer grandes tempestades de raios... Vai ser uma loucura.
Quando vejo os noticiários do meu mundo, a impressão que tenho é que estou em outro planeta. Muitas calamidades assolam a terra, algumas menos palpáveis, porém com grande poder de destruição. Um exemplo é a violência que ganha a cada dia mais força, queridos Orianos. É perigoso andar pelas ruas, principalmente à noite, devido ao grande número de assaltos. Além do mais, temos um trânsito caótico. A boa notícia é que o governo do meu país aprovou uma lei punindo severamente quem matar outro terráqueo, conduzindo um de nossos veículos (naves). Imagine que aqui, quando uma pessoa ingeria muita bebida alcoólica (substância que provoca alterações cerebrais), o que é considerado normal, matando ou provocando qualquer tipo de acidente, não acontecia praticamente nada. É nada! Às vezes se pagava uma ou duas cestas básicas, que é um sistema punitivo inventado por nossa justiça. Agora isso mudou... Foi considerado crime doloso, o que quer dizer que o condutor da nave agiu com intenção de lesionar ou matar. Espero que isso contribua um pouco para melhorar a situação.
Como é a política por aí? Vocês têm governantes? Aqui elegemos representantes para falarem por nós (pobres mortais) em uma grande assembléia de líderes de todo o país e regionalmente também. É uma grande responsabilidade. Até eles serem eleitos, amigos Orianos, é uma grande festa! Recebemos muitas visitas, cartinhas lindas, convites para coquetéis, jantares, tapinhas nas costas e muitas promessas. O mundo ganha um novo colorido. Parece que tudo vai mudar, que o planeta vai ser salvo e nós também. Mas, basta eles serem eleitos, são acometidos por uma terrível amnésia. Geralmente os vencedores viajam, uma ou duas semanas para outra parte do globo para descansar. Eleição é muito desgastante! Depois, assumem suas funções e somem. Fica muito difícil se aproximar desses representantes. Amigos Orianos, eles contratam um montão de gente, chamada de assessores, criando em torno deles um verdadeiro escudo intergaláctico. Para se aproximar são necessários centenas de telefonemas, e-mails, papéis, as pessoas acabam desistindo... Por fim começam as denúncias de corrupção, falcatruas, desvio de dinheiro público. Parece que eles se esquecem que estavam ali para falar e agir por nós. Ai, meus amigos de Órion, é muito triste! Eu prometo a cada eleição que não vou cair nesse papo furado, mas tenho um coração de manteiga (é uma expressão que usamos aqui) e sempre acabo caindo na mesma esparrela.
Eu estava pensando... Por acaso aí em Órion vocês aceitam visitantes? Não que aqui seja ruim, não é isso... Mas sinto vontade de mudar de ares, seria realmente maravilhoso conhecer um outro planeta, sem todos esses problemas. Tenho certeza de que Órion deve ser lindo! Quem achar... Responda-me o mais rápido possível! E, caso seja positiva sua resposta, peça para uma nave me buscar. Minha bagagem já está pronta. Levo apenas um livro bastante comentado por aqui. É um livro de piadas... seu nome é Constituição. É realmente hilário! Mas, isso é outra história, depois lhes conto.
Saudações terráqueas!

Eliane Brito é escritora, advogada e pronta para ser abduzida

Nenhum comentário: